Salmão Defumado, Sálvia Crocante e Ovo Poché

Por 2 setembro, 2016 1 Permalink

Sábado de sol, pedindo um prato rápido, leve e nutritivo: Fettuccine com salmão defumado, sálvia crocante e ovo poché.

Escolhi o prato e fui brincando de deduzir o vinho de acordo com os elementos do prato:

O salmão defumado é intenso e salgado, já o ovo possui um sabor marcante e denso. É preciso ter estrutura para enfrentar tantos elementos consistentes, mas o salgado dispensa madeira muito marcante.

A sálvia seria preparada com manteiga, seus elementos são a refrescância, adstringência e uma certa picância. Aqui a lógica foi evitar os taninos muito fortes.

O molho leva creme de leite, manteiga e pimenta preta. E eu adoro combinar pimenta preta com syrah…
Procuro na adega e encontro: Guaspari Rosé 2015. Um rosé de syrah, sem passagem por madeira. Fresco, boa estrutura, acidez pronunciada e toques apimentados típicos da uva e mineralidade. É um rosé do estilo espanhol, bastante encorpado e de final longo.

IMG_2072

 

A vinícola Guaspari é um projeto familiar iniciado em 2001 na improvável cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, região tradicionalmente cafeeira. Em 2008 colheram a primeira safra de uvas variadas. Longa história curta, em 2016 o seu “Syrah Vista do Chá 2012”, obteve 95 pontos e a medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, uma das maiores e mais influentes competições de vinhos do mundo. Foi a maior pontuação já concedida a um vinho brasileiro nesta competição.

 

E para quem quiser tentar isso em casa, aí vai a receita para 2 pessoas:

Ingredientes

2 ovos (1 ovo por prato)

250g de Fettuccine

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

12 folhas de sálvia

½ xícara de creme de leite fresco

sal e pimenta do reino preta a gosto

100g de salmão defumado

parmesão a gosto

 

Modo de fazer:

1 – Prepare os ovos poché e reserve sobre papel toalha*

2 – Aqueça 1 colher de a manteiga e 1 colher de azeite em uma frigideira e frite as folhas de salvia até ficarem crocantes. Escorra em papel toalha e reserve a sálvia em local aquecido. (mantenha os líquidos na frigideira)

3 – Adicione na frigideira o resto da manteiga e do azeite, misture 2 a 3 minutos em fogo médio. Adicione o creme de leite, o sal e a pimenta do reino, misture em fogo médio por 3 a 4 minutos tomando cuidado para não ferver.

4 – Coloque a massa na panela com água fervendo

5 – Enquanto a massa cozinha, coloque o salmão defumado (cortado em quadrados) na frigideira e misture bem para incorporar os ingredientes.

6 – Misture a massa al dente com o molho e acomode nos pratos. Sobre ela o ovo poché e finalize com as folhas de sálvia e parmesão.

 

*Para fazer coloque água e uma colher de sopa de vinagre em uma panela pequena. Quebre o ovo em uma xícara. Quando a água ferver diminua ou desligue o forno para evitar as bolhas. despeje cuidadosamente o ovo na panela para que cozinhe até o ponto desejado dentro da água.

1 Comment
  • Leila Pinheiro
    setembro 23, 2016

    Diogo querido, que alegria conhecer seu blog, suas opiniões interessantes, ideias sugestivas e aprender um pouco sobre os vinhos e a boa mesa.
    Comer e beber bem são delícias da vida e as desfruto sempre com muito prazer.
    Com suas ótimas dicas aqui…
    amanhã é sábado….
    acho que vou de “Salmão defumado com Sálvia chocante e Ovo poché. Que delícia!!!!
    Deixo um beijo carinhoso, desejando vida longa ao seu blog.
    Parabéns!
    Até sempre!
    Leila

Deixe uma resposta