
Brigas e Confusões.
O mundo anda extremamente polarizado. A falta de diálogo e de compreensão mútua intensifica as tensões, criando um ambiente de divisões, brigas e disputas.
E no mundo do vinho não poderia ser diferente. É treta atrás de treta.
Recentemente, as regiões de Rueda e Bierzo estão em intensa disputa por causa da uva Godello.
Ambas são Denominações de Origem (DO) bastante renomadas da Espanha. A uva branca predominante na região de Rueda é a Verdejo, enquanto em Bierzo, a Godello é mais tradicional.
Ocorre que Rueda decidiu incluir a Godello entre as variedades permitidas para a produção de seus vinhos.

Isso enfureceu os viticultores de Bierzo que viram nesta atitude uma tentativa de Rueda de se aproveitar do crescente prestígio da uva. Prestígio esse em grande parte conquistado por um extenso trabalho de Bierzo, com rígidos controles no campo e na elaboração dos vinhos, além de investimentos em divulgação e campanhas comerciais.
De forma velada, Bierzo acusa Rueda de querer se apropriar das tradições e características de seus vinhos, com o agravante de que Rueda não está submetida às mesmas regras e cuidados na produção, instituídas, controladas e certificadas pelo “Conselho Regulador da Denominação de Origem Bierzo”.
Rueda alega que a Godello não é propriedade de Bierzo e que está presente em seu território desde 1996, além de ser plantada em vários outros lugares da Espanha e do mundo. Também argumenta que a uva entraria como variedade secundária em seus blends e que a iniciativa seria uma estratégia para diversificar e enriquecer a oferta de portfólio, sem comprometer a identidade dos vinhos da região.
A Godello
A Godello é capaz de produzir vinhos com perfil aromático complexo, corpo médio, mineralidade e boa acidez. Tem razoável capacidade de envelhecimento e muitos produtores utilizam barricas durante a fermentação para aportar maior complexidade e textura mais rica ao resultado final.

São, em geral, vinhos versáteis e podem ser harmonizados com uma variedade de pratos, incluindo peixes grelhados, camarão, carnes brancas, aves e queijos cremosos.
Entre outros nomes, em Portugal, a Godello também é nominada Verdelho. Isso muitas vezes acaba causando confusão na identificação da uva. Contudo, apesar de serem da mesma família Godello (ou Verdelho em Portugal) e Verdejo não são a mesma uva.
Até Agora Bierzo Leva a Melhor
O Departamento do Agricultura da Espanha atendeu o pedido de Bierzo e suspendeu o uso da Godello em Rueda. A decisão apontou que Rueda não observou as normas agrárias espanholas e nem as especificações da comunidade europeia. Em complementação a uva não seria originária daquela região e que não haveria vínculo suficiente para incorporar a Godello como uva típica de Rueda.
Ainda pende um recurso administrativo apresentado por Rueda. É bem possível que esta confusão esteja longe de acabar e que só venha a se resolver no âmbito judicial.
Importa dizer que não está em jogo a proibição de plantio ou de elaboração de vinhos com a uva Godello. Contudo, mantida a decisão vigente, os vinhos elaborados em Rueda com esta casta não podem ostentar em seu rótulo a Denominação de Origem “Rueda”, e serão considerados “Vinhos de Mesa”, a classificação mais básica dos vinhos na Espanha.
Vale Experimentar

Entre os produtores mais renomados da Godello estão Rafael Palacios, Raul Perez, Bodegas Mauro, Telmo Rodriguez, Bodegas y Vinedos Mengoba, entre muitas outras ótimas opções. Há uma razoável disponibilidade no Brasil e vale a pena experimentar.
Bom, agora que você chegou até aqui, deixe aqui nos comentários a sua opinião sobre essa treta:
- está convencido que esta é uma relevante questão para assegurar a tipicidade única dos vinhos de Bierzo;
- em benefício do consumidor, deveria ser permitida a utilização de qualquer uva em qualquer lugar;
- treta causada pela falta do que fazer, deixa a uva em paz.
Deixe um comentario